Oficina de cerâmica artesanal

Paula Gomes iniciou o seu trabalho na área da cerâmica e azulejaria no ano de 1990 tendo frequentado formação nessa área e workshops em Lisboa e Caldas da Rainha. A partir de 2001, com a colaboração do irmão, Duarte Gomes, tem início o projecto AzulDesEjo, Oficina de Cerâmica Artesanal.

Os trabalhos produzidos incidem, sobretudo, na área da azulejaria, utilizando a técnica de Aresta, técnica esta que remonta ao séc. XVI, a técnica de stencil e a técnica de pintura em azulejo.

A técnica de aresta consiste na criação de sulcos num molde, sulcos esses que contornam as partes do desenho onde se vão aplicar diferentes vidrados. Após a elaboração do azulejo, esses sulcos aparecem como arestas que separam desse modo as diferentes cores dos vidrados aplicados. A técnica implica duas cozeduras, a primeira após a secagem das peças e a segunda após a aplicação dos vidrados.

Com a mesma técnica produzem azulejos e placas cerâmicas em que o motivo utilizado é o do Bordado da Madeira, onde a aresta funciona como a linha do bordado.

Na técnica de stencil são pintadas peças com motivos variados, utilizando máscaras plásticas através das quais são aplicadas as diferentes cores em azulejos já cobertos com uma camada de vidrado crú e, finalmente, na pintura em azulejo, a técnica utilizada é a tradicional e é aplicada a painéis, no azul e branco típico da azulejaria tradicional portuguesa ou a painéis policromados com motivos mais modernos.

Duarte Gomes

Cerâmica/Azulejos